segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

ATIVIDADES NA BIBLIOTECA ESCOLAR

Hoje na Biblioteca Escolar  da EB1 do  Tramagal, os alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade ouviram a história "O que aconteceu à minha irmã?" de Simona Ciraolo. Esta é a história ternurenta de uma menina que, muito intrigada com a irmã adolescente, tenta desvendar a todo o custo este grande mistério. Quem é esta nova irmã? Porque já não quer brincar aos mesmos jogos e anda aos segredinhos pela casa? Um livro sobre o crescimento e a mudança de atitude entre duas irmãs, repleto de humor e de irreverência.


Os alunos do 4º ano foram convidados a escrever um texto sobre os seus irmãos. Aqui ficam alguns testemunhos:


Pedro Libório da Maia

O meu irmão chama-se Manuel Maria Libório, tem um ano e três  meses. Gosta de jogar à bola, de brincar com carros e adora comer pão e bolachas sem parar. Está sempre a rir e gosta de andar atrás de mim e ver televisão. Tem os olhos castanhos, cabelo castanho liso e curto. É bonito e ri-se para todas as pessoas. Chora quando  não tem o que o que quer, é um bocado chato e grita quando não lhe fazem as vontades. Ele gosta de me chatear!

Rodrigo Matos

O meu irmão era obcecado pelo telemóvel. Eu queria brincar com ele e ele dizia sempre NÃO...! Eu ficava triste e ele pensava melhor e pedia desculpa por ser tão cruel. Eu desculpava sempre e a seguir íamos jogar e brincar. Um dia quando estávamos a jogar Super Mário ele disse que queria jogar o seu jogo novo. Eu disse que estava bem, mas que devíamos brincar mais um pouco. Ele irritou-se e foi para o quarto batendo com a porta. No entanto o meu amigo Daniel chegou e fomos brincar os dois. O meu irmão ao ouvir as nossas tagalerices, saiu do quarto e veio juntar-se a nós. Brincamos e divertimo-nos muito. Foi bom!

Clara Maria

É bonito e teimoso
Sabe morder e aleijar
Quando estou com ele a brincar 
Sabe já magoar

Gosta de rir
Brincar, mas quando
Vai para a cama
Começa logo a chorar

Gosta de comer
 Encher a barriga
Quando estamos a comer
Começa logo a correr

Quando está a dormir
Sabe sonhar bem
Quando acorda
Come bem

Sabe que gostamos dele
E sabe que o amamos
Quando acorda
Sabe que nós estamos

Parabéns a todos! Ler ajuda a ser mais criativo! Lê todos os dias!!!