SERVIÇO DE REFERÊNCIA NA BIBLIOTECA ESCOLAR
DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº2 ABRANTES
DEFINIÇÃO
O serviço de referência de uma biblioteca define-se como o apoio prestado ao Utilizador na seleção e avaliação dos recursos informativos e na forma de lhes aceder. Este apoio ― que compreende o aconselhamento pessoal, a disponibilização de informação e a orientação no acesso aos recursos físicos e digitais ― assume tal relevância que, no presente, é ele que caracteriza a qualidade das bibliotecas, tanto ou mais do que as coleções que as compõem.
FUNÇÕES
São funções deste serviço acolher, informar, formar e orientar o utilizador no acesso à informação.
O serviço de referência da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes disponibiliza:
· Divulgação sobre os recursos que a biblioteca disponibiliza e os serviços que presta, através do seu sítio web (blogue).
· Perguntas frequentes (FAQ), disponíveis no sítio web (blogue).
· Orientação na consulta do acervo físico e do catálogo informatizado: apoio presencial na seleção das fontes de informação do interesse do utilizador e adequadas às suas necessidades.
· Apoio, presencial e online, no acesso e recuperação de informação, em formato digital, em conteúdos gratuitos: obras do domínio público e recursos educativos abertos (REA).
· Formação de utilizadores, presencial ou a distância: prática de atividades de pesquisa da informação, em formato impresso e digital, que contribuam para o desenvolvimento de competências informacionais e comportamento éticos, nomeadamente na identificação de fontes, seleção dos recursos informativos adequados, referenciação bibliográfica de acordo com as normas vigentes.
· Encaminhamento para o serviço de referência de outras bibliotecas, sempre que necessário.
ORGANIZAÇÃO
1Recursos
1.1 Recursos humanos
Duas professoras bibliotecárias, dois funcionários e os docentes da equipa das bibliotecas escolares.
1.2. Recursos tecnológicos
A biblioteca usufrui de recursos tecnológicos próprios para a equipa e para a comunidade: computadores fixos, projetor, tablets, câmara fotográfica e de filmar, colunas de som.
1.3. Recursos financeiros
Anualmente, é atribuída uma verba de 500€ pela Direção do Agrupamento. Podem ainda ser atribuídas outras verbas, no âmbito do financiamento de projetos apresentados (RBE e PNL e outros) ou provenientes de prémios conquistados em concursos e ainda pela Associação de Pais da EB1 da Chainça.
2. Funcionamento
2.1. Serviço de referência e curadoria
A gestão e o desenvolvimento do processo de curadoria da biblioteca é da responsabilidade da equipa. Os conteúdos são selecionados, organizados e avaliados pela equipa e Professoras Bibliotecárias.
Estes conteúdos encontram-se disponíveis no blogue da Bibliotecas, nomeadamente em:
http://abibliotecaconvida.blogspot.com/
https://aquimoramhistorias.blogspot.com/
2.2 . Interação com o utilizador
A biblioteca dá a conhecer os direitos e deveres dos utilizadores através de documentos aprovados para o efeito, tendo em conta o código de ética e os princípios da liberdade intelectual. Promove ações de divulgação do funcionamento da biblioteca.
2.3 Serviço de referência presencial
O utilizador tem o direito de:
- frequentar e utilizar os recursos da biblioteca;
- ser auxiliado pelos funcionários e professores em funções na biblioteca que os encaminham para a utilização pretendida e prestam informações sobre a utilização dos serviços;
- usufruir de um ambiente agradável e calmo;
- utilizar os computadores, respeitando a ordem de inscrição e regras de utilização;
- ser ouvido ao nível de sugestões de aquisição e atividades a realizar;
- participar nas atividades promovidas pela biblioteca.
Todos os leitores têm livre acesso às estantes. A utilização do serviço domiciliário está condicionada a preenchimento de requisição. Os utilizadores devem pedir autorização, junto ao balcão de atendimento, para usar os computadores com acesso à Internet, respeitando as marcações já efetuadas e o horário de funcionamento da Biblioteca.
2.4 Serviço de referência à distância
O serviço de referência à distância efetua-se essencialmente através da página eletrónica do Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes, na barra lateral direita, nos blogues A biblioteca conVida e Aqui moram histórias.
O apoio aos utilizadores é feito através do correio eletrónico institucional da biblioteca aemf.bibliotecas@gmail.com, do formulário de contacto (atendimento assíncrono) inserido nos blogues, do fórum/chat (atendimento rápido/síncrono) no horário indicado (a definir anualmente). Em caso de necessidade de videoconferência, previamente marcada, esta realizar-se-á através da conta de correio institucional que contempla a ferramenta Meet.
2.5 Questões legais
Os utilizadores devem estar conscientes que existem regras para a obtenção de informação e pesquisa. Deve ter-se sempre em conta os direitos de autor e direitos conexos e a proteção de dados pessoais, seguindo e cumprindo a legislação sobre o assunto.
3 Divulgação
A informação é divulgada através dos blogues das Bibliotecas escolares.
4. Avaliação
A avaliação deste serviço integra as praticas de monotorização e avaliação do modelo das bibliotecas escolares. Nomeadamente no domínio da gestão, do apoio ao currículo, nas literacias e aprendizagens, tendo em conta o Plano de Atividades e os Planos de Melhoria elaborados em cada ano lectivo, onde se encontram definidos os indicadores de execução.
ORGANIZAÇÃO
1Recursos
1.1 Recursos humanos
Duas professoras bibliotecárias, dois funcionários e os docentes da equipa das bibliotecas escolares.
1.2. Recursos tecnológicos
A biblioteca usufrui de recursos tecnológicos próprios para a equipa e para a comunidade: computadores fixos, projetor, tablets, câmara fotográfica e de filmar, colunas de som.
1.3. Recursos financeiros
Anualmente, é atribuída uma verba de 500€ pela Direção do Agrupamento. Podem ainda ser atribuídas outras verbas, no âmbito do financiamento de projetos apresentados (RBE e PNL e outros) ou provenientes de prémios conquistados em concursos e ainda pela Associação de Pais da EB1 da Chainça.
2. Funcionamento
2.1. Serviço de referência e curadoria
A gestão e o desenvolvimento do processo de curadoria da biblioteca é da responsabilidade da equipa. Os conteúdos são selecionados, organizados e avaliados pela equipa e Professoras Bibliotecárias.
Estes conteúdos encontram-se disponíveis no blogue da Bibliotecas, nomeadamente em:
http://abibliotecaconvida.blogspot.com/
https://aquimoramhistorias.blogspot.com/
2.2 . Interação com o utilizador
A biblioteca dá a conhecer os direitos e deveres dos utilizadores através de documentos aprovados para o efeito, tendo em conta o código de ética e os princípios da liberdade intelectual. Promove ações de divulgação do funcionamento da biblioteca.
2.3 Serviço de referência presencial
O utilizador tem o direito de:
- frequentar e utilizar os recursos da biblioteca;
- ser auxiliado pelos funcionários e professores em funções na biblioteca que os encaminham para a utilização pretendida e prestam informações sobre a utilização dos serviços;
- usufruir de um ambiente agradável e calmo;
- utilizar os computadores, respeitando a ordem de inscrição e regras de utilização;
- ser ouvido ao nível de sugestões de aquisição e atividades a realizar;
- participar nas atividades promovidas pela biblioteca.
Todos os leitores têm livre acesso às estantes. A utilização do serviço domiciliário está condicionada a preenchimento de requisição. Os utilizadores devem pedir autorização, junto ao balcão de atendimento, para usar os computadores com acesso à Internet, respeitando as marcações já efetuadas e o horário de funcionamento da Biblioteca.
2.4 Serviço de referência à distância
O serviço de referência à distância efetua-se essencialmente através da página eletrónica do Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes, na barra lateral direita, nos blogues A biblioteca conVida e Aqui moram histórias.
O apoio aos utilizadores é feito através do correio eletrónico institucional da biblioteca aemf.bibliotecas@gmail.com, do formulário de contacto (atendimento assíncrono) inserido nos blogues, do fórum/chat (atendimento rápido/síncrono) no horário indicado (a definir anualmente). Em caso de necessidade de videoconferência, previamente marcada, esta realizar-se-á através da conta de correio institucional que contempla a ferramenta Meet.
2.5 Questões legais
Os utilizadores devem estar conscientes que existem regras para a obtenção de informação e pesquisa. Deve ter-se sempre em conta os direitos de autor e direitos conexos e a proteção de dados pessoais, seguindo e cumprindo a legislação sobre o assunto.
3 Divulgação
A informação é divulgada através dos blogues das Bibliotecas escolares.
4. Avaliação
A avaliação deste serviço integra as praticas de monotorização e avaliação do modelo das bibliotecas escolares. Nomeadamente no domínio da gestão, do apoio ao currículo, nas literacias e aprendizagens, tendo em conta o Plano de Atividades e os Planos de Melhoria elaborados em cada ano lectivo, onde se encontram definidos os indicadores de execução.
Professoras Bibliotecárias: Maria Henriqueta Cardoso e Patrícia Marques