segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Atividades na Biblioteca Escolar

 Os alunos do 3º ano e 4ºano de escolaridade do Centro Escolar do Tramagal, estiveram na Biblioteca Escolar. Foram surpreendidos com um livro em cada mesa, uma folha de papel e apenas 1 lápis de carvão. Divididos em grupos de 4, ocuparam uma mesa e foi explicada a atividade: Só podiam a partir do  nome do livro e ilustração escrever um texto narrativo, informativo, poético, fábula...o que gostassem mais.

Os alunos escolheram os melhores textos, tendo em conta a Dicção; Expressividade; Ritmo;  Criatividade.

3ºano


Obra: "O Melhor Natal de Sempre" de Marni McGee
No dia de Natal o rato e o ouriço combinaram ir à festa de Natal. Celebraram os dois e comeram bolotas e queijo. Foram à parte mais divertida: abriiiir os presentes! O rato recebeu uns óculos e uma coroa e o ouriço recebeu um saco de avelãs. Foram à rua ver as estrelas e de repente apareceu uma estrela cadente e começou a cair flocos de neve. Ficaram maravilhados, era mesmo lindo!
No dia seguinte quando acordaram disseram Este foi o melhor Natal de sempre!


Obra: "É uma vida de cão" de Paul Banks
Era uma vez um cão chamado Mogli. Ele costumava brincar na sua casa, mas estava sempre sozinho, sentindo-se muito só.
Au...Auuuu! Como estou tão só. Um dia os donos quando iam para o trabalho deixaram o portão aberto e o Mogli decidiu sair e ir à aventura. Encontrou uma casa abandonada e como estava muito vento decidiu abrigar-se lá dentro. Ao fim de dois meses desaparecido, os donos encontraram-no. Ficaram muito felizes, levaram-no para casa e viveram felizes para sempre.
4º ano


Obra: "Amanhã é outro dia" de Hugo Vasco
Era uma vez um vírus horrível
Que anda por aí a atacar
E há milhões de casos 
Que o podem comprovar

Dia e noite nem uma vacina
O pode parar
Contamina toda a gente
Até a vacinar acabar 

E depois não dá para vencer
Ninguém se pode abraçar
Claramente que vamos perder
E só vai parar quando toda a gente respeitar 

A vacina apareceu para nos ajudar
Os cientistas de todo o mundo
Reuniram-se para a criar
Médicos e enfermeiros nos hospitais tudo fazem para nos salvar

Obra: "O segredo de Laura" de Klaus Baumgart

Era uma vez uma menina com cabelos loiros e curtos que se chamava Laura. Morava numa cidade muito colorida e cheia de luz. A Laura gostava de brincar com o seu papagaio. Um dia o papagaio rasgou-se quando ficou preso numa árvore do seu jardim. Conseguiu recuperá-lo e em casa coseu um pedaço de tecido. Todos os dias à noite ela ia  a uma montanha para ver as estrelas, na companhia do seu papagaio. Num dia de outono, foi à montanha e apareceu uma grande estrela que lhe disse:

- Pede um desejo.

 A Laura pediu um papagaio novo. A estrela foi-se embora e a menina foi para casa e no outro dia quando acordou ficou surpreendida ao ver que tinha um papagaio novo. Correu para a montanha e disse. OBRIGADA!

A Biblioteca Escolar agradece a participação de todos!